Financiamento Coletivo na pratica

Financiamento Coletivo na Prática

E aí, galera! Hoje vamos falar de crowdfunding ou Financiamento Coletivo na Prática, e como pode ser montada uma boa campanha. Há 04 anos venho estudando esse assunto, e desde 2017 estou tocando a Alster, uma plataforma de financiamento coletivo 100% focada em esporte. Assim, vou trazer algumas informações teóricas sobre o assunto, aplicadas na prática, ok? 

Então, para começar, é importante entendermos o que significa crowdfunding: O termo em inglês significa Financiamento de massa. Traduzimos para o português como financiamento coletivo. 

Quando utilizar: 

  • Ele é usado para: arrecadar $$ para financiar um sonho ou projeto que não é viável sem o apoio de amigos, familiares e entusiastas (diferente do patrocínio direto ou da lei de incentivo, que focam em valores altos, e dependem de grandes empresas). Assim, o financiamento coletivo tem um papel específico na busca de recursos financeiros.  
  • Razões para montar: para viajar para competir ou treinar, para trocar de equipamento, para comprar uniformes para sua equipe, para comprar uma prótese (caso de paratleta), para montar um evento (caso de clubes e federações), para tornar projetos sociais (para ONG’s), para prototipar um produto esportivo, para editar um livro ou revista esportiva. 

A partir disso, muitas pessoas acessam as plataformas de financiamento coletivo, se cadastram, analisam campanhas já realizadas, fazem suas anotações, e começam a montar a sua campanha, inserindo um vídeo, escrevem um texto, escolhendo algumas recompensas por analogia às campanhas do mesmo segmento. Até aí, não há muito problema! Porém, é necessário ter uma estratégia, e segui-la à risca para atingir a meta. Comento isso, porque crowdfunding tem inúmeras possibilidades, por ser algo sem estrutura pré-definida, e focada em reunir amigos e familiares ao redor de um sonho. 

 

A chance de não atingir o sucesso, quando a campanha é montada sem atenção e estratégia, é muito grande. Para perceber isso, basta acessar as principais plataformas de financiamento coletivo do Brasil. Isso não é um problema da plataforma, mas a falta de informação do criador da campanha. Por isso, nós na Alster acompanhamos todo o processo, desde a montagem da campanha, arrecadação, até a entrega das recompensas. 

 

Enfim, há muito o que ser falado sobre esses pontos (caso queiram conversas mais sobre o assunto, meus contatos estão no fim do artigo), e é importante se preocupar com os detalhes desde o princípio. Assim, vamos falar de alguns detalhes que farão toda a diferença na sua campanha: 

 

Financiamento Coletivo na prática:

  • Montando a campanha: escrever um texto claro, objetivo e sincero. Montar um vídeo de 1’30” a 2′ que apresente o objetivo da campanha, e mostre a necessidade de apoio de quem assiste. Escolher recompensas adequadas com o público que fará contato, e em consonância com o seu objetivo. Mas o mais importante: listar as pessoas que você tem contato e que você apresentará a campanha. 
  • Executando a campanha: Utilizar redes sociais de forma adequada, falar de forma pessoal com todos amigos e contatos. Com frequência, divulgar nas redes sociais, e convidar as pessoas para acessarem a sua campanha. 
  • Atingindo o objetivo: parece clichê, mas gratidão é fundamental! Agradecer e reconhecer a importância de todo mundo que apoiou você é fundamental! Afinal, ninguém tem obrigação de participar do seu objetivo… Atualizá-los, com frequência, sobre seus planos e conquistas fará muita diferença quando precisar de mais apoio. Afinal, a alegria compartilhada com outras pessoas é muito melhor. 

Então é isso: atenção, foco, disciplina, resiliência e persistência! Sei que parece que estamos falando de preparação para uma competição. E é isso mesmo! Muito importante ter esses valores em mente para conquistar o sucesso na campanha, e poder realizar o seu sonho esportivo.  

E aí, vamos treinar, sonhar, e montar uma campanha? 

Leia também: O que é plataforma?A Economia Colaborativa vem fazendo muito sucesso!O sentimento de colocar a Alster no ar!

Gostou? Show! Bora compartilhar com a galera?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Conheça as Campanhas

Explorar

Realize seu Sonho

Criar Campanha

Login

Nunca passou por aqui?