Esporte na Formação do Indivíduo

Esporte como Formação do Indivíduo

Feliz 2020! Vamos começar o ano falando de esporte como formação do indivíduo.

Início de um novo ciclo é sempre algo empolgante, que dá frio na barriga, e nos enche de energia e expectativa, não é?! Hoje, mais um ano começa. E com ele, surgem novos planos, sonhos e oportunidades. Assim, é tudo em nossa vida: uma constante de despedidas e apresentações, de desapego e novos amores… 

 

Podemos falar por horas sobre tudo isso, e servirá para vida profissional, vida pessoal e vida esportiva. Mas para que todas essas ideias e devaneios façam sentido, é fundamental saber o que queremos, saber quem somos, entendermos o que nos cerca, e reconhecermos qual é o nosso papel no ambiente que vivemos. 

 

Valores

Aí, entra a mensagem deste texto: valores! É fundamental sabermos claramente quais são os nossos valores, princípios, ou o quê quer que seja… Chame como quiser, desde que seja algo que permeie as principais decisões da sua vida. Pode ser propósito. Mas saiba que propósito só faz sentido quando os valores são claros, e quando são seguidos à risca nos momentos necessários. 

 

Há várias formas de você descobrir os seus valores. Afinal, muitos deles são impostos. Outros tantos são constituído a partir de hábitos e ações. Mas, na minha opinião, a melhor maneira de constituí-los é por meio do esporte, ainda na infância e na juventude! Você não concorda? 

 

Pensa bem… o esporte, desde os primeiros momentos, te exige resiliência (todo mundo já perdeu nos primeiros 5 minutos. Nem que tenha sido a bola roubada de seus pés, durante uma partida de futebol), te exige foco, disciplina, persistência, competitividade, honestidade (fair play), e tantos outros valores que vocês lembrarão após essas sugestões. O esporte como formação do indivíduo molda o caráter! 

 

Enfim

Tem a capacidade de formar um indivíduo, fazer as pessoas tomarem as melhores decisões, preparar elas para os embates implícitos da vida profissional, até mesmo quando não for mais atleta… O esporte é justo! Ele traz a humildade para os invencíveis, a superação para os descrentes, e a força para os fracos. Duvidem de quem vocês quiserem. Mas nunca duvidem demais de um ex atleta! A formação dele é diferente de qualquer outra… Acreditem nisso! 

2020 está aí, à sua disposição! Bons treinos! 

 

Leia também: Esporte como Sentido para a VidaTodos Temos Coração de Atleta

Gostou? Show! Bora compartilhar com a galera?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Conheça as Campanhas

Explorar

Realize seu Sonho

Criar Campanha

Login

Nunca passou por aqui?