Perguntas Frequentes (FAQ)

Informações Gerais

Sensacional! Não é todo dia que recebemos apoios como esses. Há duas formas de vocês fazerem seus apoios: 

  • Acessando cada campanha que tiverem interesse, e escolherem por uma das cotas de patrocínio disponível;

 

  • Fazendo contato com a gente por email ([email protected]) para criarmos uma boa estratégia, onde todo mundo sai ganhando.

Muito bom ver mais gente querendo transformar o esporte a partir da colaboração!

Wow!! Muito bom saber disso, e ver que vocês também estão a fim de transformar o esporte a partir da colaboração. Envie um email para gente ([email protected]) e vamos agendar uma conversa para nos conhecermos. O que vocês acham?

A Alster tem um success fee (taxa de sucesso) de 12% do valor arrecadado na campanha. Essa taxa inclui custo de transação financeira (taxa de cartão, boleto, outros custos bancários) e custo operacional da plataforma.

Veja se o email não foi direto para o spam ou para a lixeira.

Caso não seja o caso, faça contato com a gente. Isso não deveria ter acontecido. Você pode falar com a gente por meio do chat (que deve estar aparecendo no canto inferior direito da sua tela), ou pela página de “Contato”. Assim que recebermos a sua mensagem agiremos para resolver o problema o quanto antes.

Obrigado por insistir! A gente sabe que esse tipo de problema não é nada legal…

Sempre muito legal ver ações como essas! O processo de montagem e lançamento da campanha será o mesmo. E você será o ponto de contato com a Alster, assumindo todas as responsabilidades de montar e lançar uma campanha. 

Caso haja algum problema, e a pessoa beneficiada pela campanha faça contato com a gente, requerendo a exclusão ou alteração de alguma informação, assim faremos. Respeitamos o direitos individuais acima de qualquer coisa. Independente disso, faremos contato com você para explicar o ocorrido, e tomar as providências necessárias de acordo com o caso.

Sim! Você pode lançar uma campanha com a gente. Se for menor de 16 anos, um de seus responsáveis deve ser o criador da campanha. Se for maior de 16 anos, e ainda não tiver completado 18 anos, você pode ser criador da campanha com uma autorização do seu responsável dando ciência da sua campanha na Alster.

Financiamento Coletivo

Financiamento Coletivo une diversas características que tornam a sua jornada única:

  1. Processo sem burocracia, que pode ser executado em poucos dias para ser colocado no ar;
  2. Gera muita visibilidade, uma vez que acontece através da colaboração de pessoas ao redor de um sonho;
  3. Empodera o criador da campanha, a partir da jornada de captação, uma vez que o processo acontece com ação/proatividade de todos os envolvidos.

Além desses pontos, ver a união das pessoas ao redor do seu objetivo é um sentimento inexplicável. Você percebe o quanto as pessoas acreditam em você, e quanto elas querem estar junto ao longo dessa jornada.

Nenhuma. Ambos querem dizer a mesma coisa. A diferença é apenas a lígua de origem. Afinal, “crowdfunding” tem origem das palavras “crowd” (povo, massa) e “funding” (financiamento).

O objetivo é o mesmo: unir pessoas ao redor de um objetivo. As grandes transformações sempre acontecem a partir da colaboração.

De maneira simples, você conta a sua história, explica o seu objetivo e a razão de precisar do apoio de outras pessoas para fazer acontecer, apresenta um orçamento dos valores a serem gastos para realizar ele, escolhe recompensas legais que sejam uma ótima maneira de retribuir cada apoio recebido, e lançar sua campanha para as pessoas conhecerem e apoiarem.

Montar uma campanha

Legal! Agora é com a gente. Faremos uma análise, e daremos sugestões de melhorias, caso haja, para a sua campanha ficar ainda melhor. Caso contrário, retornaremos o mais breve possível com um “ok”, e sugerindo data de lançamento e outras dicas para quando a campanha estiver no ar.

  • Um texto transparente que conte de forma objetiva um pouco da sua história no esporte, a razão de você lançar uma campanha na alster, e o quanto é importante realizar esse sonho;
  • Um vídeo, com a fala baseada no que o texto já apresenta, junto com imagens suas treinando/competindo;

Orçamento dos custos para realizar o objetivo;

  • Boas recompensas;
  • Imagem de capa que tenha a ver com a sua campanha;

O texto deve ser baseado em 05 pontos:

  • Como o esporte surgiu na sua vida;
  • O que o esporte significa para você;
  • Quais são as grandes conquistas/benefícios que o esporte gerou para você;
  • Qual é o seu objetivo com essa campanha;
  • Por que as pessoas devem estar com você nesse sonho;

A partir disso, as ideias fluíram e você conseguirá escrever com mais facilidade.

LEMBRE-SE: estamos sempre por aqui para ajudar você a cada momento do processo.

  1. Use o seu texto como roteiro do vídeo, e baseie a sua fala a partir do que está escrito nele;
  2. Grave os vídeos com o celular deitado, em um local com pouco barulho, e em um ambiente que tenha a ver com o seu esporte (num parque, numa trilha, no clube, na academia…);
  3. Não se preocupe se errar. Nós te ajudaremos com a edição (A Alster tem um parceiro que sabe tudo do assunto, muito ponta firme, que vai fazer o vídeo ficar profissional);
  4. Reúna vídeos e fotos suas treinando ou competindo. Elas servirão para deixar o vídeo ainda mais interessante;

LEMBRE-SE: estamos sempre por aqui para ajudar você a cada momento do processo.

Todos os pontos são fundamentais. Com o orçamento e as recompensas não seria diferente.

ORÇAMENTO: ele mostrará para as pessoas como você está comprometido em fazer o seu projeto ser o mais econômico possível. Apresentará onde cada valor será gasto. Garante uma transparência que gera muita confiança, e aumenta a chance de sucesso;

RECOMPENSA: elas são uma das formas de você agradecer cada apoio, e mostrar que se preocupou desde o início em retribuir o engajamento de cada um.

A Alster tem ótimos parceiros para isso, e eles estão a sua disposição para serem ótimas recompensas em sua campanha (na nossa home você pode conhecer mais cada um deles, clicando no logo e indo direto ao site de cada um).

LEMBRE-SE: estamos sempre por aqui para ajudar você a cada momento do processo.

Isso dependerá de quais serão as recompensas. Alguns parceiros da Alster fazem a entrega direto, por um custo bem adequado; Outros, não conseguem preços tão especiais. 

Independente disso, nós sempre sugerimos que você faça as entregas, porque é um momento de estar próximo ao apoiador, e curtir com ele todas as coisas boas que foram vividas ao longo da campanha.

Sugerimos 45 dias. Caso contrário, a campanha será muito curta para atingir o seu objetivo, ou muito longa e extremamente cansativa para todo mundo.

Já lançamos campanhas que ficaram no ar 21 dias, e campanhas que ficaram ativas por 70 dias. Não indicamos nenhum dos casos, mas muitas vezes não temos outras alternativas. Não é mesmo?

Independente disso: conte com a gente! Estaremos sempre do seu lado.

Aí sim!! Sugerimos que você programe ela para daqui 10 dias, considerando o dia que ela está pronta para ir ao ar. E use esse período para falar com pessoas que você confia, e que tem certeza que apoiarão a sua campanha.

O objetivo dessa conversa é convidar cada um deles para apoiar a sua campanha nas primeiras 24h que a campanha estiver no ar. Isso garantirá que muito mais gente apoie, quando você divulgar a sua campanha nas redes sociais.

Campanha no ar

Vaaamos!! Agora sim… 

Então, você já deve ter captado um valor legal, se ela já está a alguns dias no ar. Se não, logo vai…

O ideal é divulgar em rede social depois de já ter de 10/20% captados. Claro! isso só acontecerá se você tiver feito o pré-lançamento que sugerimos.

Se isso não foi ou não será possível, escolha de 5 a 10 pessoas que topam qualquer parada com você, e convide eles para divulgarem com bastante informação a sua campanha nas redes sociais deles. Faça eles se sentirem parte da campanha com você. Isso aumentará a participação da rede de contatos deles na sua captação.

Em regra, é bom divulgar 3 vezes por semana no feed do Instagram e Facebook, e todos os dias novidades sobre a campanha, seu treinamento e você nos stories.

Os melhores horários de apoio são fim da manhã e de noite. Assim, é interessante fazer as suas postagens de acordo com esses horários.

IMPORTANTE: use muito o seu whatsapp. As pessoas gostam de receber mensagens de você sobre a campanha, muito mais do que ver algo que todo mundo está vendo em suas redes sociais. Estreitar laços durante a campanha faz bastante diferença.

Sim! A partir do PayPal as pessoas podem apoiar de qualquer lugar do mundo.

Ninguém gosta de ver algo que acredita não dar certo, não é? Com a campanha não será diferente. Além do mais, quando a campanha não atinge 100%, você não tem condições de realizar seu sonho, porque parte-se da ideia de você estar com os custos mínimos apresentados no valor de meta.

Importante você saber que é muito mais fácil uma campanha passar de 100%, do que de chegar nesse percentual. Então, quanto menor o valor da meta, mais chance você terá de  atingir o sucesso.

Campanha encerrada

Ah, sim… Esse ponto é bem importante! Nós repassamos o dinheiro captado, descontado a taxa de 12% da Alster, em até 15 dias a contar do término da campanha.

Agora é a hora de agradecer a todo mundo que fez parte disso. Afinal, eles dedicaram seu tempo, e parte de seus recursos para se unir ao redor do seu sonho. Isso é sensacional, não é?

Falando de forma bem prática, em 03 passos:

  1. Agradecer todo mundo que apoiou e participou disso com você;
  2. Falar das recompensas (prazo, entrega, e demais informações necessárias);
  3. A partir de agora, você já sabe com quem contar, certo? Mantenha com uma frequência que achar adequada, os seus apoiadores informados dos seus passos, resultados, e projetos futuros. Nós sabemos que o mais importante para o apoiador é estar sempre em contato com você, participando de cada momento da sua vida como atleta.

IMPORTANTE: os canais da Alster estão à sua disposição para você manter contato com os seus apoiadores.

Isso dependerá de quais serão as recompensas. Alguns parceiros da Alster fazem a entrega direto, por um custo bem adequado; Outros, não conseguem preços tão especiais. 

Independente disso, nós sempre sugerimos que você faça as entregas, porque é um momento de estar próximo ao apoiador, e curtir com ele todas as coisas boas que foram vividas ao longo da campanha.

Sim. O objetivo da Alster é apoiar o esporte. Assim, caso a campanha não seja cancelada, o valor arrecadado será entregue a você.

O estorno dos valores ocorrerá apenas se houver cancelamento da campanha, ou solicitação do apoiador, antes da campanha ser encerrada.

Apoiador

Acesse a página de campanhas, escolha uma de seu interesse, veja uma recompensa que te agrade, e corre pro abraço!

Não é isso, e você está tendo problemas para apoiar uma campanha? Faça contato com a gente por meio do chat (que deve estar aparecendo no canto inferior direito da sua tela), ou pela página de “Contato”. Assim que recebermos a sua mensagem agiremos para resolver o problema o quanto antes.

Obrigado por insistir! A gente sabe que esse tipo de problema não é nada legal…

Sim! É isso que garante segurança no processo, e deixa você menos vulnerável em relação aos seus dados pessoais. O cadastro é bem simples, não leva muito tempo, e te dá muita segurança. Bora?!

hmm… Estranho! Isso não deveria ter acontecido.

Faz contato com a gente por meio do chat (que deve estar aparecendo no canto inferior direito da sua tela), ou pela página de “Contato”. Assim que recebermos a sua mensagem agiremos para resolver o problema o quanto antes.

Show!! Te entendemos… Também gostamos de curtir logo o que escolhemos de recompensa.

As recompensas serão entregues após o encerramento da campanha. Cada recompensa tem um prazo diferente de confecção e remessa. Estimamos um prazo médio de 45 dias, após o encerramento da campanha, para a entrega das recompensas que exigem mais tempo de produção.

De qualquer maneira, você pode falar com o criador da campanha sobre essa dúvida. As recompensas são administradas por ele, para que o processo seja mais ágil, e gere uma experiência ainda melhor para todo mundo.

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