Bill Russell - O maior campeão da NBA

Bill Russell – O maior campeão da NBA

Iniciando a lista dos top 5, temos Bill Russell – O maior campeão da NBA. Durante os treze anos que jogou na NBA foi 11 vezes campeão da liga, sendo 8 vezes seguidas. Além disso, ainda foi eleito por 5 vezes o melhor jogador da temporada regular e bicampeão universitário.

 

Junto de Red Aurbech e Bob Cousy revolucionou o basquete com a utilização do fast-break, um estilo de jogo acelerado com foco em pontos em transição. Já na parte defensiva foi o responsável por tirar o jogo do chão, popularizando a arte do bloqueio (“toco”), e sendo considerado por muitos como o melhor defensor da história. Com isso, seu impacto foi tão grande, que o título de melhor jogador das finais carrega, desde 2009, o seu nome.

 

Nas suas palavras, a única estatística que importa é a vitória.

Bill Russell foi o primeiro técnico afro-americano a treinar um time de esporte nos EUA e, ao mesmo tempo, foi o capitão do time. Além disso, Participou ativamente do movimento dos direitos civis que ocorreu nos anos 60 nos EUA. Assim, junto de Jim Brown e outros atletas, apoiaram Muhammad Ali na sua recusa de participar da guerra do Vietnã. Foi o primeiro jogador de basquete a receber a Medalha Presidencial de Liberdade, maior honraria que um cidadão civil pode receber nos EUA. Por tudo isso, Bill Russell é o maior campeão da NBA

 

Leia também: Top 10: os melhores jogadores de basquete de todos os temposThe Last Dance: Michael Jordan e seu legado.

Gostou? Show! Bora compartilhar com a galera?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Login

Nunca passou por aqui?