Poucos atletas na história tiveram um impacto tão grande, que o jogo teve que mudar para se tornar mais competitivo para os demais participantes. Dentre eles, está Kareem Abdul Jabbar.
Ao ingressar na faculdade, a NCAA proíbe a enterrada em uma tentativa de diminuir o seu impacto. Contudo, ao fazer isso Kareem aperfeiçoou a técnica que ficaria icônica: o gancho.
Nas suas mãos, este arremesso se tornou a maior arma ofensiva da história, virtualmente impossível de bloquear. Quando iniciado, o seu oponente só podia olhar e rezar para que ele errasse. Com o gancho Kareem foi tricampeão universitário (perdendo apenas duas partidas em três anos), seis vezes campeão da NBA, seis vezes eleito o melhor jogador da liga e o maior pontuador de todos os tempos. Foi eleito duas vezes o melhor jogador das finais (1971 e 1985 – sim, 14 anos de diferença).
É um dos poucos jogadores que foi agraciado com a Medalha Presidencial de Liberdade.
Leia também: Top 10: os melhores jogadores de basquete de todos os tempos, The Last Dance: Michael Jordan e seu legado, Bill Russell – O maior campeão da NBA