Top 10: os melhores jogadores de basquete de todos os tempos

Como prometido, o post desta semana será para apresentar a minha lista dos dez melhores jogadores de basquete de todos os tempos.

Fazer um ranking atletas de qualquer esporte é um assunto polêmico.

De um lado Algumas pessoas possuem uma certa nostalgia com atletas do passado, pensando que os ídolos da sua infância se destacariam nos dias de hoje. Outros, entendem que eles não conseguiriam manter o mesmo nível nos dias de hoje.

 

Particularmente, discordo dessa segunda opinião.

Claro, trazer um atleta dos anos 70 para os dias atuais não seria uma competição justa. Os 50 anos de avanço na suplementação, treinos e equipamentos fazem diferença.

Contudo, fornecendo essas mesmas ferramentas para eles, não tenho dúvida que se destacariam da mesma forma. Gênios são gênios.

 

Alguns critérios que levei em consideração ao montar a lista:

 

A) ter sido pelo menos duas vezes campeão, sendo o melhor jogador do time em ambas as oportunidades;

B) ter sido eleito como MVP da temporada regular;

C) jogar por 10 anos em alto nível.

 

Feito essa breve introdução passo a apresentar a minha lista dos 10 melhores jogadores, começando pelos que se enquadram entre décima e a quinta posição.

 

10) Tim Duncan

Provavelmente o atleta mais discreto dessa lista. O melhor Ala-Pivô da história teve uma carreira ilustre na NBA, jogando por quase duas décadas na liga. 5 vezes campeão, 3x melhor jogador da final e duas vezes melhor jogador da temporada regular. É realmente um ícone que transformou o SPURS em uma das maiorias franquias liga.

 

9) Larry Bird

Jordan nunca teria globalizado a NBA se Bird e Magic não tivessem salvado a liga no início dos anos 80. Em 1978, as finais estavam sendo gravadas para serem transmitidas em horários alternativos. Em menos de 5 anos os jogos estavam sendo televisionados no horário nobre.

Bird foi Tricampeão da NBA, eleito por 3 anos seguidos como o melhor jogador da liga, participou de um dos melhores times da história (Celtics, 1986).

Suas histórias dentro de quadra são lendárias. Em jogos fora de casa Adorava perguntar para o adversário que o estava marcando qual era o recorde de pontos no ginásio, para que ele pudesse saber quantos pontos tinha que marcar; gritava para os seus colegas que estava livre mesmo quando o melhor defensor da liga estava no seu encalço; resolvia arremessar o jogo inteiro com a mão esquerda mesmo sendo destro para tornar o jogo mais difícil (fez apenas 48 pontos nesse dia); costumava dizer para seus oponentes o que iria fazer para provocá-los, em uma tentativa normalmente inútil de contê-lo; contava quanto pontos tinha x quantos pontos o seu adversário possuía (fato que levou Dr. J a tentar agredi-lo em um jogo).

Enfim, Bird pode não ter sido o melhor jogador, mas sem sombra de dúvidas foi um dos mais interessantes.

 

8) Kobe Bryant

Infelizmente o perdemos este ano em um trágico acidente. O segundo melhor Ala-Armador da história, foi direto do ensino médio para o Lakers (após uma troca no dia do draft realizada por Jerry West).

5 vezes campeão da liga e eleito por duas vezes o melhor jogador das finais, iniciou e encerrou a primeira década do século sendo campeão da NBA. Jogou por 20 anos no Lakers e ao se aposentar era o terceiro maior cestinha da história.

 

7) Shaquille O’Neal

O jogador mais dominante da era moderna da NBA. No auge da sua carreira não havia nada que pudesse ser feito para pará-lo. Seu jogo não era dos mais bonitos, mas com 2,18m e 150 kg Shaquille O’Neal era literalmente um tanque de guerra na quadra.

Quatro vezes campeão, sendo 3 seguidos (feito realizado apenas 3x na NBA, sendo duas delas por MJ/Bulls), sétimo maior pontuador da história, são apenas alguns de seus feitos.

 

6) Wilt Chaimberlain

Wilt Chaimberlain era a versão original de Shaquille O’Neal, só que mais rápido e ainda mais forte. Medindo aproximadamente 2,20m e 160 kg, não havia nada que o titã não pudesse fazer (honestamente, quem teria coragem de dizer para ele que poderia?).

Na faculdade, foi campeão nacional de corrida (era capaz de fazer 100 jardas em 10.9 segundos), salto triplo e salto em altura.

Para se ter uma idéia de como ele dominou a NBA: já se passaram mais de 50 anos de sua aposentadoria, e ele ainda é detentor de 72 recordes da liga.

Alguns de seus feitos: marcou 100 pontos em um jogo, em uma temporada teve média de 50 pontos e 48.5 minutos por jogo (sim, mais minutos que o tempo regular do jogo), maior reboteiro da história, sete vezes seguidas foi o cestinha da liga, possui a segunda maior média de pontos por jogo (30,07), liderou por uma temporada as assistências da NBA sendo um Pivô.

Criticado por toda a sua carreira por, apesar do seu talento, ser “apenas” duas vezes campeão, pois, nas suas próprias palavras, ninguém torce para o Golias.

 

A partir de agora, dedicarei um post para cada um dos 05 melhores jogadores desta lista: Bill Russell, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Lebron James e, claro, Michael Jordan!

Gostou? Show! Bora compartilhar com a galera?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Conheça as Campanhas

Explorar

Realize seu Sonho

Criar Campanha

Login

Nunca passou por aqui?