Tenha cuidado com o Padel, você irá se viciar

Tenha cuidado com o PADEL, você irá se viciar

Depois não digam que não avisei. No título já deixo claro que esse esporte é viciante. O Padel cresce em alta velocidade no Brasil e no Mundo e é um esporte que agrada homens, mulheres e crianças. A história do PADEL começa por volta do ano 1890, quando passageiros de navios adeptos do Tênis precisaram adaptar o esporte para que pudesse ser praticado no convés. Foi então que criaram uma quadra menor e protegida por telas. Mas, foi apenas na década de 70 que aquele esporte conhecido até então como tênis de alto mar passou a ser conhecido como PADEL. Um Mexicano chamado Enrique Corcuera idealizou a primeira quadra com dimensões regulamentadas em um hotel em Acapulco.

 

No Brasil, o esporte surge nas cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul com o Uruguai em 1988, e tem sua primeira Federação fundada no Rio Grande do Sul em 1992. Atualmente, o esporte está sendo amplamente difundido no País, ganhando muita força nas regiões sudeste e centro-oeste. Se estima mais de 500 quadras em condição de jogo neste momento no território nacional.

 

No mundo do futebol Europeu não é incomum vermos atletas famosos, como Puyol, Messi, Neymar, Pogba, Ibrahimovic entre outros, praticando o esporte em suas horas vagas e divulgando em suas redes sociais. O sueco Ibrahimovic se apaixonou de tal forma pelo esporte que resolveu se tornar o embaixador do PADEL em seu país natal e investir em seu próprio complexo esportivo de Padel.

 

Mas, não é só Ibrahimovic que enxergou o potencial desse esporte. Com o surgimento de quadras em vidro, novas tecnologias aplicadas aos pisos e crescimento do número de atletas, observa-se um nicho de mercado em ascensão, tanto para investimentos em clubes, quanto em empresas especializadas para suprir essas demandas. Nesse cenário voltado ao empreendedorismo esportivo já temos até mesmo uma marca brasileira especializada em raquetes e empresas fornecedoras de quadras.

 

Mas como se joga o Padel?

 

Clube Smash Padel & Tennis – Foto: Facebook do Smash Padel & Tennis

 

O PADEL se joga em duplas e, semelhante ao Tênis, também se joga em uma quadra retangular, que possui 10 metros de largura e 20 metros de comprimento com uma rede dividindo a quadra possuindo 90cm de altura. Para jogar Padel, você irá precisar de raquetes especificas e bolas de tênis. O saque dá início ao jogo e todo jogador possui duas chances de acerto. O saque sempre se dará na diagonal, e só será considerado erro quando a bola bater na tela lateral ou quicar fora da área de recepção. Com o jogo em andamento, a parede ou vidro podem ser usados para devolução da bola ao adversário, desde que a bola não tenha entrado em contato duas vezes com o chão. A pontuação é contada em sets e games da mesma forma que o Tênis.

 

Garanto que já no seu primeiro jogo você irá se divertir e dar bons golpes na bola. O PADEL agrada tanto pois é um esporte relativamente fácil de começar, porém a sensibilidade da técnica é enorme. Por isso, vemos um número grande de categorias dividindo atletas em campeonatos. Em resumo, começar é fácil, mas a repetição, esforço e determinação irá levar o atleta a níveis superiores. Você irá notar isso desde o início. Então, minha dica para iniciantes é procurar treinadores de PADEL para desenvolver seu jogo de maneira correta.

 

E aí, deu vontade de experimentar?

Para encontrar uma quadra, suas respectivas Federações de Padel disponibilizam em seus sites lista de clubes afiliados. Você pode acessar as federações dos estados do sul por aqui: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Leia também: Primeiro medo de todo velejadorSaudades

Gostou? Show! Bora compartilhar com a galera?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Conheça as Campanhas

Explorar

Realize seu Sonho

Criar Campanha

Login

Nunca passou por aqui?