Movimento Tridimensional

Movimento Tridimensional

Em época de academias fechadas ou com restrição de número de pessoas, os profissionais de educação física e os seus clientes tiveram que se adaptar ao momento.  O principal recurso, através da tecnologia, foi voltar os olhos para o potencial que temos ao usarmos apenas nosso corpo como instrumento de trabalho, e uma gama infinita de combinações de movimentos que podemos nos beneficiar por completo.

 

A ideia não é de agora, mas ganhou muito espaço a partir da busca de treinadores e instrutores esportivos, eu acredito, como uma alternativa para seus treinos online: o movimento tridimensional.

 

Ao nos movimentarmos normalmente no nosso dia a dia, trocamos de direção com frequência, caminhamos ao mesmo tempo que desviamos de obstáculos, alcançamos objetos realizando movimentos com o tronco e o braço ao mesmo tempo, usamos nosso corpo de forma integrada. Justamente agora que estamos confinados, nos demos conta o quão importante é nos mantermos não apenas ativos, mas treinando de forma mais inteligente, levando em conta todas as nossas necessidades e não apenas um corpinho “sarado”, mas funcionalmente ativo e saudável.

 

Os nossos movimentos ocorrem em três planos (Sagital, Frontal e Transverso) e muitas vezes ao mesmo tempo. Possuímos diversas articulações que precisam ser estimuladas em múltiplas direções, fazendo o corpo se adaptar e buscar estabilidade para gerar mobilidade articular, podendo melhorar muito a qualidade dos movimentos e transferindo não apenas para as tarefas diárias, mas também para qualquer esporte que praticamos.

 

Para movimento não existem regras, diferente de exercício no qual temos que levar em conta vários fatores de técnica e execução ao colocarmos carga externa. Movimento é livre. Experimente, fique em pé, com as pernas levemente afastadas e tente alcançar com tuas mãos o mais longe possível em diversas direções. Esses limites são a tua esfera funcional (onde todos os exercícios funcionais ocorrem) e, se você ampliar essa esfera, é porque provavelmente melhorou seu controle motor e sua mobilidade, o que será um ganho para sua vida seja esportiva ou não!

 

Para quem quer seguir e procurar mais sobre o assunto de treinamento tridimensional, cito aqui alguns nomes que eu considero muito importantes na formação de qualquer um que queira conhecer mais a respeito deste método de treinamento: Gary Gray e Procedos.

 

Mais textos do autor: A hora é agoraUm pouco de História (antiga) do Kettlebell, Treinamento funcional e a ideia de “articulação por articulação”.

 

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