Treinamento funcional e a ideia de “articulação por articulação”

Na última década o treinamento funcional, no Brasil, ganhou muito espaço na área de reabilitação, de performance esportiva e mundo fitness. Palavras como mobilizar e estabilizar começaram a ser muito utilizadas por fisioterapeutas e profissionais de educação física.

 

Na década de 90, o Fisioterapeuta americano Gray Cook propôs a ideia de “joint by joint”, na qual cada articulação de forma integrada possui uma característica principal de movimento ou de estabilidade, conceito que todos que iniciam no treinamento funcional são expostos já no começo da jornada!

 

De maneira simples, as articulações e suas funções primárias seriam: Mobilidade: Tornozelo, Quadril, Coluna Torácica, Ombros; Estabilidade: Joelhos, Coluna Lombar, Escápulas; na imagem abaixo, você pode perceber como se alternam de uma a uma as funções primárias das articulações:

 

 

Desta maneira, a articulação que não desempenha o seu papel, seja de estabilidade ou mobilidade, acaba sobrecarregando e deixando mais suscetível a lesões a articulação acima ou abaixo dela. Como exemplo, podemos falar de uma lesão no joelho: que é advinda de uma sobrecarga (normalmente em desacelerações para mudarmos de direção) ou da articulação do quadril ou do tornozelo por não terem agido de maneira adequada.

 

Através deste conceito podemos avaliar para corrigir, e corrigir para fortalecer os principais padrões de movimento: puxar, empurrar, agachar, saltar, arremessar, carregar, se levantar, se locomover!

 

Treinamento funcional não se trata apenas de ficar forte ou grande, mas de auxiliar na reabilitação, diminuindo riscos de lesões e aumentando a performance esportiva e a qualidade de vida no dia-dia!

 

É sempre um desafio falar em treinamento funcional de maneira resumida, pois é um assunto que há muito tempo se discuti, sendo tema de diversos livros e artigos pelo mundo inteiro. Para quem quer seguir e procurar mais sobre o assunto, cito aqui alguns nomes que eu considero muito importantes na formação de qualquer um que ingresse nesse meio (você pode clicar em cada nome para saber mais): Mike BoyleLee Burton, Gray CookGary Gray, Juan Carlos SantanaPaul ChekVern GambettaMark Verstegen.

Gostou? Show! Bora compartilhar com a galera?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Conheça as Campanhas

Explorar

Realize seu Sonho

Criar Campanha

Login

Nunca passou por aqui?